top of page

Alimentos Anti-iflamatórios

  • farmalider2017
  • 12 de set. de 2017
  • 4 min de leitura

Muitas pessoas buscam vegetais e frutas anti-inflamatórias como uma ajuda para lidar com inflamações no corpo, Esta inflamação pode ser momentânea, por conta de um esforço físico ou acidente. Felizmente, existem algumas maneiras de lidar com a dor e outros sintomas de forma natural, especificamente através dos alimentos que você ingere. Por isso, você precisa conhecer esses vegetais e frutas anti-inflamatórias e passar a adicioná-las à sua dieta diariamente.

"É claro que isso não substitui o tratamento indicado pelo médico, ingerir estes alimentos apenas auxilia em casos leves de inflamação e contribuem em sua prevenção".

Farma Lider

1. Blueberries (mirtilos)

Quase todas as frutas podem ajudar a diminuir a inflamação, porque são pobres em gordura e calorias e ricas em antioxidantes. Mas as bagas, em particular, vêm demonstrando diversas propriedades anti-inflamatórias, provavelmente por causa da presença de antocianinas – substâncias químicas potentes responsáveis pela coloração da fruta. Os morangos, por exemplo, regulam os níveis mais baixos de proteína C-reactiva no sangue. Framboesas podem ajudar a evitar o desenvolvimento de artrite e blueberries podem ajudar a proteger contra a inflamação intestinal e colite ulcerativa.

2. Azeite Extra Virgem

Além de gorduras monoinsaturadas saudáveis, o azeite extra virgem contém um composto natural chamado oleocanthal, que pode ajudar a prevenir a inflamação relacionada à artrite. Estes compostos bloqueiam as mesmas vias inflamatórias como o ibuprofeno e a aspirina, medicamentos comumente usados ​​para combater a dor da artrite.

3. Cebola e alho

Estes alimentos usados como temperos são amplamente conhecidos por suas propriedades que aumentam a imunidade. As cebolas contêm substâncias anti-inflamatórias, incluindo o fitonutriente quercetina e o composto alicina, que se decompõe para produzir ácidos sulfênicos que combatem o radical livre.

O alho tem substâncias anti-inflamatórias semelhantes e funcionam de forma semelhante aos medicamentos que amenizam a dor como o ibuprofeno, que bloqueia os caminhos que conduzem à inflamação. Adicione cebola e alho a todos os alimentos que for cozinhar como arroz, feijão, molhos e carnes e se beneficie de seus poderes anti-inflamatórios.

4. Temperos

Determinadas especiarias têm efeitos anti-inflamatórios, especificamente cúrcuma e gengibre. Estudos indicam que a cúrcuma pode ajudar a suprimir a artrite devido à presença de substâncias anti-inflamatórias, enquanto o gengibre tem sido demonstrado para diminuir a dor de osteoartrite do joelho quando consumido em forma altamente purificada. Adicione gengibre a molhos e chás e a cúrcuma para temperar carnes, peixes, arroz e outros alimentos que julgar interessante.

5. Beterraba

Este vegetal de coloração brilhante e arroxeada tem propriedades antioxidantes poderosas. As beterrabas podem reduzir a inflamação, bem como proteger contra doenças cardíacas e cancro, graças às quantidades de vitamina C, fibras e pigmentos vegetais chamados betalaínas, presentes em sua composição. Podem ser consumidas de diferentes formas, como saladas ou em receitas mais elaboradas como lasanhas.

6. Tomates e pimentões

Os tomates são frutas anti-inflamatórias por serem ricos em licopeno, que ajuda a reduzir a inflamação nos pulmões e em todo o corpo. Tomates cozidos contêm ainda mais licopeno do que a versão crua, de modo que o molho de tomate pode ser ainda melhor do que uma salada de tomates.

Os pimentões também têm altas quantidades de vitaminas antioxidantes e níveis mais baixos de amido e estão disponíveis em uma variedade de cores (vermelho, amarelo e verde), enquanto algumas pimentas utilizadas para temperos – como caiena – são ricas em capsaicina, uma substância química que é usada em cremes estéticos que reduzem a dor e inflamação.

7. Soja

Vários estudos têm sugerido que as isoflavonas, os compostos de estrogênio do tipo encontrado em produtos de soja, podem ajudar a baixar os níveis de CRP e de inflamação em mulheres, bem como ajudar a reduzir os efeitos negativos da inflamação no osso e a saúde do coração. Mas cuidado com a soja fortemente processada, procure evitar a processada sempre que possível, pois não possuem os mesmos benefícios e geralmente possuem aditivos e conservantes maléficos à saúde. O tofu, leite de soja e edamame são boas opções.

8. Oleaginosas

As oleaginosas, assim como a soja, são também uma boas fontes de gorduras saudáveis de combate à inflamação, especialmente amêndoas, que são ricas em fibras, cálcio e vitamina E. Nozes também são excelentes opções, pois têm altas quantidades de ácido alfa-linolênico, um tipo de gordura saudável para o corpo (ômega 3). São repletas de antioxidantes, que podem ajudar seu corpo a combater e reparar os danos causados pela inflamação.

9. Vegetais de folhas verde escuras

Estudos sugerem que a vitamina E pode desempenhar um papel fundamental na proteção do organismo a partir de moléculas pró-inflamatórias chamadas citoquinas. Uma das melhores fontes desta vitamina são os vegetais verde escuros, tais como couve, brócolis, rúcula, almeirão e espinafre. Vegetais verde escuros também tendem a ter maiores concentrações de vitaminas e minerais como ferro, cálcio e fitoquímicos que combatem doenças.

10. Grãos Integrais

Consumir a maioria de grãos de cereais integrais, ao invés dos refinados como o pão branco, cereais, arroz e massas pode ajudar a manter a inflamação longe. Isso porque os grãos integrais têm mais fibras, o que foi mostrado para reduzir os níveis de proteína C-reactiva, um marcador de inflamação no sangue, além de ter, geralmente, menos açúcar adicionado.

Mas nem todos os produtos rotulados como “grãos integrais” são muito mais saudáveis do que os refinados. Para ter certeza que você está escolhendo o produto certo, observe no rótulo se os grãos são inteiros e sem adição de açúcares.

Alimentos a serem evitados

Embora estes vegetais e frutas anti-inflamatórias sejam excelentes alimentos para combater a artrite e reduzir a inflamação, também existem grupos de alimentos específicos que a aumentam e que, por este motivo, devem ser descartados do cardápio. São eles:

  1. Gorduras saturadas: incluem gorduras em produtos de origem animal como pele de aves, produtos lácteos e carne de porco ou carnes gordurosas. As gorduras saturadas também são encontradas em óleo de palma, que podem integrar alimentos não lácteos, biscoitos e bolachas;

  2. Gorduras Trans: foram criadas por cientistas para aumentar a vida útil dos alimentos. As gorduras trans são tão prejudiciais quanto as gorduras saturadas em termos de inflamação e outros problemas de saúde e, dependendo do caso, podem ser ainda piores para o seu corpo. Empresas de alimentos são agora obrigados a listar a quantidade de gorduras trans presente no produto logo depois de listar a quantidade de gordura saturada na tabela de valores nutricionais;

  3. Carboidratos simples e refinados: carboidratos refinados – como pães, bolachas, farinha branca, arroz branco -, bem como alimentos açucarados, influenciam em um estado de inflamação no corpo, causando aumento de compostos pró-inflamatórias.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite -

Fonte : http://www.mundoboaforma.com.br


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page